" dançá mais eu" é a ressignificação de um verso, de um corrido do universo da capoeiragem que diz: "vem jogá mais eu mano meu."...Eu que venho transitando entre territórios de tradição, renovação e constante invenção como a Capoeira Angola e a Dança, busco aqui compartilhar ideias e ações que encontram nexos e elos no fazer, seja enquanto docente, criadora, pesquisadora e aprendiz que sou...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ACONTECEU!




         Desde julho, muitas experiências pessoais e coletivas deste grupo vem tomando forma, reajustando e modelando em forma de  dança e corpo, uma série de ações.                 

OUTUBRO
 
No mês de outubro, o projeto recebeu um dos professores responsáveis pelo Centro de Capoeira Angola - CECA/ Acadêmia de João Pequeno de Pastinha (Salvador -BA).                                                                    
Discípulo direto de João Pequeno de Pastinha, professor Zoinho, além de estar por uma semana conosco aqui em Recife, de 03 à 07, também intercambiou seus conhecimentos com outros dois espaços de capoeira, sendo um a Escola de Capoeira Perna Pesada e ainda o Ponto de Cultura São Salomão, ministrando oficinas para grupo e interessados.                                   

 Apesar de considerar que nossas ações sejam estas artísticas ou pedagógicas, realizadas dentro do projeto Dispositivos para a Improvisação em Tempo Real, findam neste mês de novembro, considero que a presença de Zoinho, no mês passado, fechou simbolicamente um primeiro ciclo de ações deste projeto com a capoeira Angola, dando sentidos a outras várias ações que transitaram, no período de oito meses, entre a capoeira, a dança e a improvisação. Ao mesmo passo, abriu novas perspectivas para nós, reforçando a necessidade de outras ações que estreitem a relação deste grupo com a capoeira Angola em sua pluralidade, seja esta baiana, pernambucana ou do mundo! 

Iê volta do mundo, iê que o mundo dá... traduz o processo que me distância e me aproxima o tempo todo da capoeira. Depois de oito meses intensivos de pesquisa neste terreno, dando voltas e criando paralelos com o universo da dança contemporânea, a troca constante com Zoinho só reafirma que por mais dança que exista nessa pesquisa,  a baliza do pensamento desta pesquisa em dança é a capoeira, que como dizia  Mestre Pastinha, é "tudo que a boca come".

Sua vinda foi uma ação realizada pelo Dança mais eu, ou seja, por nós mesmos, recurso material e fonte inesgotável de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário