" dançá mais eu" é a ressignificação de um verso, de um corrido do universo da capoeiragem que diz: "vem jogá mais eu mano meu."...Eu que venho transitando entre territórios de tradição, renovação e constante invenção como a Capoeira Angola e a Dança, busco aqui compartilhar ideias e ações que encontram nexos e elos no fazer, seja enquanto docente, criadora, pesquisadora e aprendiz que sou...

(DI)GRAFIAS - IMPROVISAÇÃO EM DANÇA E MÚSICA


“(di)grafias”  por Cesar G. Berton (guitarra elétrica) & Gabriela Santana (dança)

(di)grafia nasce do convite feito pelo amigo-músico Cesar Berton. Entre conversas e bate-papos e filosofias de cafés, trocando idéias sobre a improvisação como modo de compor, fosse em música ou em dança, acabamos por experimentar um diálogo entre música e dança.
Depois de sete laboratórios, performamos na VI Semana de Cênicas promovida pelos Alunos do  Curso de Licenciatura em Dança e Teatro em parceria com o Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística e da Pró-reitoria de Extensão da UFPE.
Em fase de amadurecimento a performance transformasse gradualmente em um projeto focado no contagio entre fazeres artísticos que desenvolvem, de modo peculiar, o exercício de improvisar, em nosso caso, entre música e dança.

SINOPSE:

Dois artistas de áreas diferentes em busca de um conceito comum de improvisação criaram a performance “(di)grafias”. Questões sobre como duas linguagens (dança e música) podem interagir em um ambiente de improvisação - não aleatório - recria resultados plásticos inteligíveis em uma construção músico-coreográfica onde forma, espaço, micro e macro elementos estruturantes, condicionados a um vocabulário pessoal se entrelaçam. Ambos artistas são professores dos Departamentos de Teoria da Arte e da Música do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Estadual de Pernambuco (UFPE).

PRIMEIROS ESBOÇOS  E MUITO PROCESSO!









Nenhum comentário:

Postar um comentário