" dançá mais eu" é a ressignificação de um verso, de um corrido do universo da capoeiragem que diz: "vem jogá mais eu mano meu."...Eu que venho transitando entre territórios de tradição, renovação e constante invenção como a Capoeira Angola e a Dança, busco aqui compartilhar ideias e ações que encontram nexos e elos no fazer, seja enquanto docente, criadora, pesquisadora e aprendiz que sou...

SOM E MOVIMENTO


Minha relação com a música novamente se remodela. Para além do interesse pessoal , surge em abril de 2012, convite feito pela professora Maria Aida Barroso para participar como vice-coordenadora do projeto de pesquisa e extensão do Departamento de Música da UFPE, TAMBACAC. Projeto este dedicado a investigar como o corpo e a linguagem da dança podem ser meios investigativos para uma pesquisa sobre gestos sonoros em uma atitude performativa em música.
O projeto abre portas para pensar sobre o corpo como produtor de sentidos no ato de fazer música.
A oficina Corpo Sonoro, ministrada por mim, na Semana de Música 2012,  em parceria com o SESC Casa Amarela, nasce deste processo de reflexão e prática.

Qual a proposta ?

A oficina de caráter teórico-prático, visa sensibilizar o participante da importância do corpo no fazer música, de modo a evidenciar as relações existentes entre som e movimento. Para isso, a metodologia proposta entremeará pilares metodológicos   da arte-educação - o fazer, o fruir e o contextualizar (Barbosa, 1998) e  uma abordagem labaniana do movimento, aplicada neste caso, para o desenvolvimento da consciência do corpo e do movimento necessária o aprimoramento técnico-criativo do músico-participante. 

Quem faz?

músicos, dançarinos e curiosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário