A proposta caracteriza-se por um
projeto de extensão, também grupo de estudo prático-teórico, interessado em
refletir e investigar pedagógica e artisticamente modos de desenvolver a
improvisação corporal em uma perspectiva interdisciplinar. Entendemos que a
prática artística alimenta a prática pedagógica assim como os procedimentos da
nossa prática de docente nos atravessa também em questões que reverberam na
prática artística. A improvisação como um modo de operar na composição em tempo
real, ou seja, aquela entendida como a própria dança, assim como aquela
utilizada como ferramenta investigativa para posteriormente organizar e
construir danças, aproximam as docentes/pesquisadoras nesse projeto. O trabalho
em colaboração surge não apenas pela afinidade de propósitos mas também pela
nutrição que a dança de um sujeito (ideias, motivos, campos de interesse)
desencadeia no corpo do outro que, ao mesmo tempo, investiga/ improvisa também
a partir de suas próprias motivações. O revezamento das ações entre as duas
instituições UFPB e UFPE, visa o compartilhamento dos estudos desenvolvidos
pelas responsáveis do projeto com estudantes e docentes e pesquisadores
colaboradores de ambas as cidades. Nesse sentido, o Contato Improvisação e as
Abordagens de Educação Somática (Técnica de Alexander, Feldenkrais, Métodos
GDS, Cadeias Músculares, Pilates, Espiral Dinâmica, Discos Deslizantes) se
constituem um importante ambiente de estudo sobre o corpo, dilui dualismos
consolidados (corpo/mente; técnico/criativo; produto/processo) e nutre a
pesquisa para criação em dança pautada na improvisação em tempo real quando
exercita-se a atenção para as emergências do encontro, seja consigo próprio,
com o outro e/ou com o ambiente que se afetam de forma mútua e contínua.
Palavras-Chave:
Improvisação, dança, partilha,
metodologia, interdisciplinariedade.
Equipe:
coordenadoras: Gabriela Santana
(PE) e Barbara Santos (PB)
discente-pesquisadora: Gabriela
Holanda (PE)
concepção e realização do logo:
Ana Carolina Montenegro.
bolsista BIA e designer do
projeto: Jéssica Amanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário